ASAPREV
Comemoração do dia nacional do idoso
ARTIGOS

APOSENTADO MERECE FESTEJAR? 22/01/2014

APOSENTADO MERECE FESTEJAR?
 
Infelizmente a realidade é esta. Aposentados estão sendo descartados cada vez mais do convívio social em nosso país.
Dia 24 de janeiro, comemora-se o Dia do Aposentado. Mesmo mês em que o governo federal anuncia o reajuste anual para as aposentadorias de quem ganha acima de um salário mínimo. Este ano as contas, cálculos, confabulações apontaram o índice: 5,56% de aumento.
 
Pois bem, trata-se de um presente de grego para comemorarmos o Dia do Aposentado. Mas este ano não somos só nós, aposentados, que estamos dando (de novo) o grito de alerta. A grande imprensa no país deu destaque ao assunto e jornais como o "Correio Brasiliense", que é lido por Brasília inteira, fez um oportuno estudo sobre o poder aquisitivo dos que vivem da aposentadoria.
 
Pasmem: nos últimos 15 anos houve uma perda real, comparando-se com a inflação, de 146% no ganho dos aposentados brasileiros.
O que não se compreende é por que perdura esta situação por décadas e décadas seguidas. Os atuais detentores do poder podiam ter mudado a situação, amenizando o sofrimento de milhões de cidadãos que, para ter o direito de aposentar-se, deram muito de si para o país.
 
Como se diz na gíria, "tinham a faca e o queijo na mão", no caso a maioria no Congresso: Câmara dos Deputados e Senado. Podiam votar um projeto justo para o reajuste anual e automático dos nossos proventos. Mas não, não fizeram nada. Porém, construir estádios monumentais, verdadeiros elefantes brancos, que ficarão ociosos pelo resto da vida, ah, para isto sim, existem verbas.
 
Mas como ser aposentado parece ser crime, temos a impressão que vamos ter que penar pelos próximos anos, cumprindo esta sentença que foi prolatada pelos donos da Nação contra nós. De Brasília, através dos grandes escritórios envidraçados, tem gente que acompanha tudo de perto para ver se a sentença está sendo rigorosa e cruelmente executada. Deve ser porque merecemos.
 
Em todo caso: Parabéns, Aposentado, pelo seu dia! Esperamos que no futuro soprem ventos melhores. A esperança é a última que morre! 
 
 
Hildo Mário de Novaes
Presidente da Asaprev – Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Blumenau

 

COBAPFEAPESCCaixaPrevidência Social
© Todos os direitos reservados.